17 de julho de 2008

FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DAS PROFISSÕES DA ÁREA DA SAÚDE-FNEPAS

O Fórum Nacional de Educação das Profissões da Área da Saúde – FNEPAS foi criado em Julho de 2004 com vistas à articulação dos sujeitos envolvidos na formação e atuação profissional na área da saúde para que desenvolvam um processo de discussões e planejamento de ações que contribuam para a mudança na graduação das profissões da área de saúde.

Desde o mês de maio deste ano (2008) o FNEPAS voltou a se reunir no Rio de Janeiro, com o intuito de debater os principais temas elencados durante as oficinas regionais realizadas em 2007, bem como planejar as Oficinas Regionais para o ano em curso.

Buscando articular a pauta das profissões da área de saúde às principais questões postas na conjuntura, as quais impactam a formação e o exercício profissional, até o momento temos debatido a Residência Multiprofissional em Saúde e objetivamos debater outros temas também, tais como: o "Mais Saúde" - Plano de Aceleração do Crescimento - PAC para a saúde; a proposta de Fundações Estatais de Direito Privado; o "Pró-Saúde"; as Diretrizes Curriculares da área de saúde; a articulação ensino, serviço e universidades; entre outros.

Compreendemos que a participação dos profissionais que atuam nos serviços; de professores, pesquisadores e alunos vinculados às unidades formadoras; bem como de representantes das Associações de Ensino e Pesquisa e das Federações e Executivas de Curso muito contribuiria para continuarmos travando debates críticos e propositivos acerca destes e de outros temas.

A próxima reunião do FNEPAS ocorrerá dia 07 de agosto (quinta-feira), às 14 h, no Anfiteatro da Coordenação de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), localizada no 3º andar da Unidade. Terá como pauta a organização do I Seminário Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde do Rio de Janeiro, previsto para Setembro, e o planejamento da Oficina Regional, que será realizada em Novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário