23 de janeiro de 2009

InformANDES nº 75

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - ANDES-SN
Nº 75 - Brasília-DF, 16 de janeiro de 2009
Resumo das principais notícias publicadas esta semana em http://www.andes.org.br/

1. 2009 impõe mais desafios ao movimento docente, diz Ciro Correia 2008 foi um ano de muitos desafios para o ANDES-SN, em que a categoria docente precisou estar unida para enfrentar os ataques do governo e das entidades a ele subordinadas que tentam deslegitimar o Sindicato Nacional como verdadeiro representante dos docentes do ensino superior. Conheça, nesta entrevista concedida a jornalista Aline Pereira, da ADUR-S. Sind., como o presidente do ANDES-SN, Ciro Correia, avalia os seis primeiros meses de gestão da atual diretoria e quais as perspectivas de luta que ele vislumbra para este ano.
2. Defesa da causa palestina é bandeira histórica do ANDES-SN A defesa intransigente da liberdade dos povos e o combate incansável a todas as formas de dominação imperialistas são princípios balizadores do movimento docente brasileiro, que justificam o apoio do ANDES-SN à luta contra a ofensiva israelense em Gaza e à defesa de uma palestina livre, laica e soberana.
3. Nota em defesa do Movimento pela Auditoria da Dívida A Rede Jubileu Sul Brasil, suas entidades integrantes, especialmente a Auditoria Cidadã da Dívida e demais entidades, parlamentares e pessoas consignatários, vêm expressar seu veemente repúdio à matéria "Uma ameaça de US$ 5 bilhões", publicada no Jornal "O Globo" de domingo, dia 30 de novembro de 2008, de autoria do jornalista José Casado.
4. Cartões corporativos da UnB consomem R$ 974 milO ano passado foi um dos mais complicados para a Universidade de Brasília (UnB). Mas, ainda assim, a instituição inicia 2009 aparecendo nos noticiários de forma negativa. São resquícios da administração anterior, mas que não deixam de manchar o nome da universidade. Desta vez, o centro das atenções são os cartões corporativos.
5. Aluna universitária é condenada a indenizar professor por danos morais Aluna do curso de direito de uma faculdade em Taguantinga/DF é condenada pela 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do DF a pagar 5 mil reais de indenização por danos morais a um professor, por tê-lo xingado, além de ameaçá-lo fisicamente. A Turma Recursal confirmou sentença do juiz do 3º Juizado Cível de Taguatinga e majorou a condenação inicialmente arbitrada em 3 mil para 5 mil reais.
6. Funcionalismo federal vive abismo salarial inédito BRASÍLIA - Os reajustes salariais já concedidos pelo governo federal, que chegaram a superar a casa dos 100% para alguns grupos seletos de funcionários públicos, aprofundaram as distorções entre diversas categorias que foram contempladas com percentuais menores e que continuam com remunerações mais baixas. É o caso de funcionários do INSS, de hospitais e professores, com nível de escolaridade maior e funções mais complexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário