5 de junho de 2009

MTE regulariza registro sindical do ANDES-SN

Ministério do Trabalho regulariza registro sindical do ANDES-SN
A partir desta sexta-feira (5/6), o ANDES-SN volta a representar plenamente os docentes das instituições públicas do ensino superior. Por despacho do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, datado de 4/5/2009, publicado na página 165, Seção 1, do Diário Oficial da União, foi restabelecido o Registro Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES SINDICATO NACIONAL, para que represente em todo o território nacional, os docentes em ensino superior do setor público. O ato publicado mantém a suspensão apenas no que se refere à representatividade dos docentes do setor privado, contestada por entidades que apresentaram impugnações ou manifestaram conflito de base com o ANDES-SN, tanto em 2003 quanto em 2009.

Ciro Correia: “regularização do registro sindical fortalecerá política do ANDES-SN"
O presidente do ANDES-SN lembra que, no processo de luta pela reativação do registro sindical, o engajamento da categoria e as manifestações de apoio recebidas de entidades estudantis e acadêmicas, do movimento sindical e popular, de parlamentares e personalidades do meio intelectual e político foram de fundamental importância.

Servidores públicos lançam oficialmente Fórum Nacional Contra o PLP 92/07
Entidades representativas dos servidores públicos federais lançaram oficialmente, na manhã desta terça-feira (2/6), em reunião realizada na sede do ANDES-SN, o Fórum Nacional de Lutas Contra o PLP nº 92/2007, que institui as fundações estatais de direito privado, ou seja, acaba com a garantia constitucional de que o governo financiará os serviços públicos, inclusive os essenciais.

“Não existe poder sem comunicação”, diz Vito Gianotti
A afirmação é do escritor Vito Gianotti, em sua palestra de abertura do Seminário Nacional Comunicação Sindical e Organização dos Trabalhadores, realizado na sede do ANDES-SN no último final de semana. Com ela, Gianotti expressa o entendimento dos que estudaram comunicação ou simplesmente enxergam, no seu dia-a-dia, que os meios de comunicação são essencialmente estratégicos na construção, fortalecimento ou enfraquecimento dos valores numa sociedade.

Estudantes ocupam reitoria da UFMA e exigem revogação do REUNI
Passados exatos dois anos dos protestos de 2007, a UFMA é novamente sacudida com mais uma ocupação da reitoria realizada pelo movimento estudantil. Desta vez, a mudança dos horários de aula e as conseqüências já sentidas na universidade com a implantação do REUNI (falta de professores, filas no RU, falta de livros na biblioteca) levaram os estudantes na tarde desta quarta-feira (03/06) a ocupar a reitoria.

Fim da DRU: Deputados aprovam medida que dá mais R$ 9 bilhões para Educação
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (3) uma medida que acrescenta cerca de R$ 9 bilhões anuais ao orçamento do MEC (Ministério da Educação). Trata-se de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a incidência da DRU (Desvinculação de Receitas da União) sobre o dinheiro do governo federal destinado à educação.

Professores param nas quatro universidades estaduais da Bahia
As quatro universidades estaduais da Bahia amanheceram sem aulas nesta quinta-feira, 4, por conta da paralisação dos professores por 24 horas. O protesto atinge cerca de 60 mil alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Estaduais paulistas: Fórum das Seis cobra do CRUESP retomada das negociações
A coordenação do Fórum das Seis - entidade que congrega representantes dos docentes e técnicos-administrativos das três universidades estaduais paulistas - aguarda há uma semana a reposta do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo – Cruesp ao seu pedido de retomada de negociações, protocolado na terça-feira (26/5).
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Informandes on line - Nº 94
Brasília-DF, 5 de junho de 2009
Resumo das principais notícias publicadas esta semana em http://www.andes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário