31 de julho de 2009

I ENCONTRO POPULAR PELA VIDA E POR OUTRA SEGURANÇA PÚBLICA

DATA: 07 de Agosto
– Mesa de Abertura às 18h08 de Agosto –
Encontro de 9h às 18h08 de Agosto – Festa “Paz sem Voz é Medo” 21h
LOCAL: Auditório Pedro Calmon – Praia Vermelha IE/UFRJ
Os movimentos sociais, defensores de direitos humanos e organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro críticos ao atual modelo de segurança buscam alternativas coletivas para fortalecer seus processos de luta e de resistência. Assumimos o desafio de pensar saídas que levem a uma política de segurança que seja efetivamente pública, que respeite os direitos humanos e afirme a vida.
A repressão não é o caminho para se alcançar uma sociedade mais segura. A orientação para o confronto armado dentro de comunidades pobres, a censura às manifestações da cultura popular, a perseguição aos movimentos populares organizados e, de uma forma ampla, as prioridades adotadas pelos governos do Rio de Janeiro evidenciam uma lógica de apartheid que criminaliza a pobreza e acarreta em graves violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado.
A análise da conjuntura política estadual e a promoção de novas estratégias de resistência ao controle repressivo dos setores populares são passos fundamentais em nossa luta. No momento em que a I Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG) e o PRONASCI são as prioridades do governo federal, faz-se necessária a articulação de diversos atores políticos. Dessa maneira, chamamos todos para participar do ENCONTRO POPULAR PELA VIDA E POR OUTRA SEGURANÇA PÚBLICA.
*Segurança pública é respeitar os direitos humanos e afirmar a vida*
CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS DE PETRÓPOLIS, CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTO DIREITO PARA QUEM (?), GRUPO TORTURA NUNCA MAIS - RJ, INSTITUTO CARIOCA DE CRIMINOLOGIA, ASSESSORIA POPULAR MARIANA CRIOULA, JUSTIÇA GLOBAL, MANDATO DEP. MARCELO FREIXO, MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA, MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, PROJETO LEGAL, REDE DE COMUNIDADES E MOVIMENTOS CONTRA A VIOLÊNCIA, CORED, CAEV-UFF, NÓS NÃO VAMOS PAGAR NADA/UFF, DCE UERJ, LUTARMADA HIP-HOP, OBSERVATÓRIO DE FAVELAS, FÓRUM DA JUVENTUDE NEGRA, CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES
Pré-inscrições até 03/08 (2a feira) através do e-mail: encontropelavida@gmail.com ou no telefone: 2252-6042 - Dados: Nome Completo, Movimento/Comunidade, Necessidade de Alojamento (Sim ou Não), Intenção de Participar do Encontro Nacional (Sim ou Não)

Nenhum comentário:

Postar um comentário