20 de julho de 2010

Orçamento da Uerj prevê mais terceirizações no Hupe

Proposta apresentada pela Reitoria deixa clara, mais uma vez, a política de privatização

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 16, mais uma sessão do Conselho Universitário (Consun). No início da sessão, foram feitas homenagens aos professores Antonio Coscarelli e Maurício Rey, falecidos recentemente. Na ordem do dia, o orçamento da Uerj, discutido em reuniões na Comissão de Planejamento e Desenvolvimento (CPD). Sem relato finalizado, a Diretoria de Planejamento (Diplan) expôs os números do orçamento ao plenário.

O orçamento apresentado pela Reitoria prevê a destinação de valores para a terceirização de setores no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), como a cozinha e a manutenção. “Está claro mais um passo para a privatização do Hupe com a terceirização dos quadros destes setores. Discutir orçamento significa pautar um debate político sobre uma Uerj pública, de qualidade e socialmente referenciada”, avaliou Jorge “Gaúcho”. Já o professor Paulo Pavão afirmou que, infelizmente, a construção do orçamento passa por um processo ficcional, já que o governo corta as verbas que são direcionadas. “Estão indicando R$ 5 milhões para a terceirização da cozinha e mais R$ 2 milhões para a manutenção”, declarou.

Quando questionado, o reitor Ricardo Vieiralves informou que estes indicativos foram feitos pelo diretor do hospital, Rodolfo Acatauassú. De acordo com Vieiralves, a Reitoria não pode interferir na autonomia da direção do Hupe. No entanto, “Gaúcho” questionou a delegação de competência a ele conferida. “Então, eu tenho que intervir no hospital, é isso?”, salientou Vieiralves. “Gaúcho” retrucou: “Não estou pedindo intervenção no hospital. Estou perguntando se ainda existe delegação de competência. Se existe, o senhor é o responsável”, disse. O professor Pavão propôs a formação de uma comissão de conselheiros ao Hupe com o objetivo de questionar esta atitude de Rodolfo.

Fonte Sintuperj - clique aqui para conhecer a matéria na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário