5 de outubro de 2008

ANDES-SN lança dossiê contra fundações ditas de apoio

O ANDES-SN lança, a partir desta semana, o Dossiê Nacional 2 – Fundações privadas “de apoio”, uma publicação que demonstra, de forma cabal, a necessidade da revogação da Lei 8.958/94, acabando de vez com a promíscua relação entre essas entidades privadas e as universidades públicas brasileiras.

O Dossiê Nacional 2 surge em um momento em que as fundações ditas de apoio entram em xeque, a partir da série de denúncias de irregularidades já bastante publicizadas pela imprensa, como o movimento docente vinha denunciando que ocorreria, já há alguns anos. A publicação lembra, por exemplo, que as fundações privadas só se tornaram “casos de polícia” devido à anuência expressa da União e adesão entusiástica das autoridades universitárias.

Na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a atuação dessas entidades resultou em intervenção judicial, seguida de inquérito criminal. Na Universidade de Brasília – UnB, em intervenção judicial na Finatec, inquérito criminal e na renúncia do reitor. Na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, na prisão do reitor, inquérito criminal e até na abertura de uma CPI. E isso só para ficar nos exemplos mais conhecidos.

Na publicação, trabalharam dez repórteres que investigaram a atuação dessas fundações ditas de apoio em nove universidades federais do nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. O resultado prova que cabe ao governo cumprir o dever constitucional de garantir às universidades federais o financiamento regular e compatível com as exigências da educação pública gratuita, universal, de qualidade e socialmente referenciada.
Fonte: ANDES-SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário