1 de outubro de 2008

CFP discute envelhecimento e sistema prisional durante seminários

No mês de novembro, o Conselho Federal de Psicologia irá realizar dois importantes eventos relacionados aos Direitos Humanos. O primeiro, com data marcada para o período de 12 a 14 de novembro, trará à reflexão a realidade carcerária do país. O II Seminário Nacional sobre o Sistema Prisional – Questionamento ao Modelo e Desafio aos Direitos Humanos será realizado na Bennett, Rio de Janeiro, e terá a participação de Psicólogos como José Meirelles Filho e Marcus Vinícius de Oliveira, o professor Nilo Batista, entre outros.

Com a proposta de resgatar fazeres e convocações históricas do sistema de justiça ao psicólogo que atua em prisões e avançar na discussão de contribuições da Psicologia na direção da produção de responsabilidade e subjetividade, o II Seminário vem propor alternativas institucionais geradoras de responsabilização. Por intermédio de painéis e conferências, o CFP busca a ampliação do diálogo com movimentos sociais e a construção de parcerias para tarefa de pensar o fim possível das prisões.

Para debater a situação do idoso no Brasil, o CFP realiza o Seminário Nacional Envelhecimento e Subjetividade: Desafios para uma cultura de compromisso social, no Mercure Hotel, em Brasília, nos dias 21 e 22. A iniciativa de realizar um debate voltado para a discussão da realidade do idoso no Brasil nasceu no VI Congresso Nacional de Psicologia, realizado em 2007. Na oportunidade, os(as) psicólogos(as) brasileiros(as) apontaram diretrizes para atuação do Sistema Conselhos de Psicologia com relação à questão do envelhecimento, que vem sendo deixada para segundo plano. Segundo observações de psicólogos, os instrumentos legais não conseguem efetivamente ser implementados, as políticas são desenvolvidas de forma tímida e as soluções são lentas e insuficientes para o tamanho e a! complexidade dos problemas relativos ao envelhecimento populacional, por sua vez, acelerado, desigual e, via de regra, estigmatizado.

Participarão do seminário, entre outros nomes da Psicologia, Teresa Orosa, Presidenta de La Catedra de Estudios del Adulto Mayor e de La Sección Psicogerontologia de Sociedad Cubana de Psicologia, as psicólogas Laura de Mello Machado, Anita Liberalesso Neri e Helena Brandão Viana. Serão debatidos temas relacionados à políticas públicas, Estatuto do Idoso, cultura, experiências de projetos com idosos e subjetividade.As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelos sites abaixo.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
http://www2.pol.org.br/sistemaprisional/http://www2.pol.org.br/envelhecimento/
Mais informações: Conselho Federal de Psicologia Fone: (61) 2109.0101
www.pol.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário